MAT|BNU|UFSC

07/05/2014 19:59

Recebi o grau de Licenciado em Física e o grau de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, em 2005 e 2008, respectivamente. Após isso, obtive o título de Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais em 2012, pela mesma Universidade.

Durante o meu doutoramento, realizei um estágio (Doutorado Sanduíche) na Technische Universität Dresden/Leibniz Institute for Solid State and Materials Research Dresden (IFW), em Dresden-Alemanha, sob a supervisão do Prof. Oliver Gutfleisch.

Além disso, também realizei estágio em nível de pós-doutorado no Grupo de Materiais Magnéticos do Laboratório de Materiais, da UFSC, onde trabalhei com a síntese e caracterização de materiais magnéticos à base de elementos terras-raras, para aplicações avançadas.

Sou autor ou co-autor de diversos artigos publicados nos mais importantes periódicos, revistas e eventos científicos da minha área de atuação. Meus principais interesses incluem a síntese e a caracterização de materiais avançados para aplicações em energia, dentre os quais destacam-se suas contribuições na área de materiais com efeito magnetocalórico bem como materiais magnéticos duros.

Possuo ainda experiência na área de metalurgia do pó, com ênfase em síntese e caracterização de materiais magnéticos, materiais com efeito magnetocalórico, síntese de materiais via resfriamento rápido (Melting Spinning) e processamento de materiais com plasma.

Adicionalmente, possuo formação complementar em caracterização microestrutural de materiais através de técnicas de cristalografia e refinamento pelo método Rietveld, além de experiência em técnicas de caracterização magnética, destacando-se VSM, MPMS/SQUID, Efeito Kerr e Histeresígrafo.

Atualmente sou professor Adjunto no Departamento de Engenharias do Centro Blumenau, na área de Engenharia de Materiais, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de professor credenciado junto ao Programa de Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física e também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (NPMat). Participo do “Grupo de Pesquisa em Materiais Avançados” do Departamento de Engenharias do Centro Blumenau da UFSC e do “LABMAT – Grupo Interdisciplinar de Materiais” Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da UFSC.

Caso queira me contactar, utilize o formulário abaixo.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)